Three Cute Cherries

terça-feira, 15 de abril de 2014

Saúde de Aracaju mobiliza equipes para avaliar surto de infecção alimentar

Na manhã desta quarta-feira, 12, na Secretaria da Saúde de Aracaju, as Vigilâncias Epdemiológica e Sanitária e funcionários do Programa Saúde do Trabalhador se reuniram para analisar a situação dos trabalhadores que sofreram infecção alimentar e deram entrada em diversos hospitais da capital na última terça-feira.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, cada órgão ficará responsável por avaliar uma questão relativa ao surto. “Fomos notificados através da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva e começamos os trâmites necessários para identificar as causas do surto. Cada Vigilância saiu a campo para colher amostras que foram encaminhadas ao Laboratório Lacen. Aguardaremos os resultados nos próximos dias”, informou.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, os agentes entrevistaram os pacientes e foram aos canteiros das obras para conversar com os demais funcionários que também consumiram, mas não apresentaram problemas de saúde.
“Estamos agindo em todas as frentes perante o surto apresentado. Estivemos em todos os hospitais que receberam as vítimas e também fomos até aos locais de trabalho dos mesmos. Vale frisar que podemos classificar de surto quando duas ou mais pessoas apresentam problemas de saúde por consequência do consumo da mesma refeição. Esta reunião foi justamente para avaliarmos a atuação de cada diretoria da Saúde de Aracaju perante o problema e verificar quais os detalhes que precisamos analisar para que cheguemos o mais rápido ao denominador comum que é a causa do surto”, informou Raulinna.
Hoje pela manhã, os agentes da Vigilância Sanitária e do Programa Saúde do Trabalhador foram até os canteiros de obras de diversas empresas, contratantes dos serviços do restaurante supostamente responsável pelo surto, para investigar outros detalhes relativos ao local onde o consumo alimentar ocorreu. De acordo com a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, Nazaré Aragão, foi possível verificar que um novo restaurante está fornecendo a comida aos trabalhadores, porém, que as condições estruturais não são adequadas para manter as refeições. “Vimos também uma situação complicada que diz respeito à falta de ventilação do local onde realizam as refeições. Essa e outras questões relacionadas à higiene também serão analisadas nesse processo”, explicou.
Interdição
Ainda sobre a empresa, que supostamente teria sido a responsável pelo surto, o diretor da Vigilância Sanitária de Aracaju, Ávio Britto, comunicou que o local não apresentou autorização da Vigilância Sanitária para funcionar. “O que não tem alvará para funcionamento está trabalhando na clandestinidade e tem que ser interditado. A empresa nos apresentou um documento relacionado com o lado financeiro e não com a parte de liberação de trabalho com alimentos, por isso já interditamos o local totalmente”, informou.
Tereza Cristina enfatizou que isso precisa servir de alerta para o cidadão que realiza suas refeições em restaurante e estabelecimentos que servem alimentos. “Muitas vezes não temos o conhecimento do que vem a ser um surto ou como classificá-lo. Por isso, frisamos que se duas ou mais pessoas venham a passar mal por suspeita de ingestão de alimento, deverá notificar o caso tanto para Vigilância Epidemiológica como para a Vigilância Sanitária. Só assim poderemos agir e averiguar. Muitas vezes, nós e nossos familiares passamos mal por ingestão de algo contaminado e ficamos nos tratando em casa ou até damos entrada no hospital, mas não comunicamos o fato e isso impede que os locais que comercializam alimentos sejam notificados e punidos, quando necessário. É preciso criar o hábito de denunciar surtos alimentares”, finalizou.
Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário