Three Cute Cherries

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tomar refrigerantes açucarados regularmente pode danificar e mudar seu cérebro

O consumo regular de refrigerantes açucarados pode mudar profundamente o cérebro, dizem especialistas.
Um estudo mostrou que o consumo a longo prazo de uma bebida doce levou a hiperatividade e alterou centenas de proteínas no cérebro. Alterações cerebrais semelhantes foram observadas em doenças como câncer de Alzheimer.
O estudo foi feito com ratos, mas os cientistas australianos disseram que isso fornece evidências de que uma dieta açucarada tem consequência além da nossa saúde física.
A pesquisadora Jane Franklin disse: “Na maioria das sociedades ocidentalizadas, houve um aumento no consumo de bebidas adoçadas com açúcar. Para muitos adultos, estas bebidas representam uma porção substancial de sua ingestão calórica diária. Nossa pesquisa sugere que a longo prazo o consumo de bebidas adoçadas com açúcar pode provocar mudanças duradouras no comportamento e uma profunda mudança na química do cérebro”.
Ela prossegue: “Se você está com sede, beba água. Refrigerantes devem ser apreciados com moderação”.
O alerta veio em meio a crescente preocupação sobre os efeitos da saúde das pessoas usuárias de refrigerantes. Só no Reino Unido, dezenas de milhões de pessoas consomem a bebida todos os dias. O número atinge valores colossais quando aplicado em escala mundial.
Os ataques cardíacos, diabetes, ganho de peso, fragilidade óssea, problemas no pâncreas e câncer de próstata, fraqueza muscular e paralisia têm sido sinalizado como potenciais efeitos colaterais do consumo excessivo.
Este estudo é pioneiro por levar em consideração apenas o cérebro e não o corpo. Franklin, que é da Universidade de Macquarie, na Austrália, comentou ao DailyMail que os ratos foram divididos em dois grupos: os que tomaram água com açúcar todos os dias por 1 mês e outro que tomava apenas água.
O açúcar colocado na água tinha a mesma concentração que aquela encontra nos refrigerantes. Os ratos que a tomaram tornaram-se hiperativos e uma análise aprofundada feita em um pequeno pedaço de tecido retirado de uma única região do cérebro mostrou mudança em mais de 300 proteínas importantes.
Os pesquisadores informaram, em uma conferência anual de neurociência, que poucos estudos têm sido feitos para avaliar os efeitos dos refrigerantes sobre a saúde mental e sobre as funções celulares no cérebro.
Os refrigerantes são um ‘mimo’ e não devem ser consumidos como um alimento básico. Acho que podemos dizer que os refrigerantes afetam a química cerebral, então, pense antes de beber”, concluiu.
Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário