Three Cute Cherries

domingo, 2 de março de 2014

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO PARA O CARNAVAL

A partir desta sexta-feira(28/02), os brasileiros encaram um tipo diferente de maratona: a do carnaval. Os ingredientes para o sucesso são muito parecidos com os da prova de rua: alimentação e hidratação adequadas, calçado confortável e roupas leves vão ajudá-lo a cruzar inteiro a linha de chegada depois de quase cinco dias de folia!
Como os termômetros estão lá em cima, e a agitação do carnaval aumenta ainda mais as temperaturas, a ingestão de líquidos deve ser prioridade. E não vale beber tudo em cerveja (o álcool provoca ainda mais desidratação). O correto é alternar com muita água, sucos naturais, água de coco e até as bebidas esportivas, que, além da água, repõem a perda de eletrólitos e carboidratos.

Confira a seguir dicas importantes para você aproveitar o carnaval sem quebrar pelo caminho:
- Aumente o consumo de água. O calor intenso somado ao esforço de sambar e pular aumenta a transpiração, o que faz com que se perca mais líquidos e sais minerais. Atenção para dores de cabeça, fraqueza, cãibras e tontura, que podem ser sinais de desidratação.
- Ingira alimentos leves e energéticos. Em pequenas quantidades e maior frequência – cuidado para não se empolgar demais na folia e ficar muitas horas sem comer. Alimentar-se corretamente ajuda a manter a energia alta e evita a fadiga, coma frutas, sanduíches naturais, saladas, sucos e água de coco.
- Complemente a hidratação com alimentos ricos em água. Algumas frutas possuem alto teor de água, como a melancia, por exemplo. Se você come uma fatia, que é composta por 90% de água, a quantidade a ser consumida em líquido diminui.
- Bebidas esportivas liberadas. Compostas por água, eletrólitos e carboidratos, essas soluções isotônicas ajudam a evitar a desidratação e ainda deixam sua energia lá no alto, diminuindo a sensação de cansaço. Mas não exagere: O consumo desnecessário pode trazer problemas como a ingestão excessiva de sódio e, por conter carboidratos, estimular o ganho de peso.
- Álcool com moderação. A dica para aproveitar o carnaval é beber moderadamente e intercalar a bebida alcoólica com água ou suco para evitar a desidratação. Jamais beba de estômago vazio, pois o álcool age mais rápido no organismo e acelera a intoxicação.
- Evite a hipoglicemia. A ingestão de bebida alcoólica e os longos períodos em jejum podem fazer cair os níveis de açúcar no sangue. 
- Afaste-se da intoxicação alimentar. Cuidado ao comer em bailes, ruas e festas. Fique longe de alimentos com ovos, camarão ou maionese. Se o local tiver um aspecto duvidoso, não arrisque. Outro cuidado simples é lavar as mãos com frequência, muitas doenças podem ser evitadas assim.
- Acerte na fantasia. É importante fazer uso de roupas leves, confortáveis, e evitar ao máximo a exposição ao sol. Para curtir a festa durante o dia, não esqueça do protetor solar!
- Só no detox. Se o resultado final da folia for o famoso “pé na jaca”, para dar uma ajuda ao fígado e desintoxicar, coma alimentos antioxidantes, como frutas cítricas, castanhas, vegetais verdes escuros e alaranjados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário