Three Cute Cherries

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Faça sua própria comida e livre-se dos aditivos

Seja um consumidor consciente e evite os alimentos industrializados. Esta é uma atitude simples que pode fazer muita diferença para a sua saúde e da sua família.
Você já parou para refletir sobre a diferença de composição dos alimentos processados e daqueles feitos em casa? Pensando nos benefícios para a saúde do consumidor, a Proteste fez um comparativo entre a lista de ingredientes de algumas preparações industrializadas com as receitas caseiras e a diferença foi tão grande que resolvemos alertar sobre estes contrastes.
Lembre-se, antes de sair enchendo o carrinho no supermercado, leia a lista de ingredientes presentes nos rótulos e avalie se o alimento desejado pode ser preparado em casa com ingredientes frescos. Tente resgatar na sua rotina o hábito de cozinhar, além de ser uma atividade prazerosa, é a melhor forma de ter controle sobre o que sua família está consumindo. 
Desta forma você consome um alimento de verdade e não uma mistura de aromas, realçadores de sabores, corantes e espessantes. Estes ingredientes pouco conhecidos, porém muito consumidos, são usados para deixar as comidas prontas “parecidas” com as receitas preparadas em casa. 
Que tal realizar este exercício na próxima visita ao mercado? 
Confira abaixo alguns exemplos e comparações entre estes dois tipos de alimentos e tente preparar em casa:
Pipoca
Industrializado (de micro-ondas)
Feito em casa
Milho, gordura vegetal, sal, aromatizante e realçador de sabor glutamato monossódico.
Milho, óleo e sal.
Sopa de carne com legumes
Industrializado
Feito em casa
Macarrão conchinha, sal, batata purée, extrato de levedura, cenoura, gordura vegetal, alho porro, repolho, cebola, extrato de carne, alho, maltodextrina, amido, farinha de milho, louro, aipo, pimento-do-reino preta, realçadores de sabor glutamato monossódico, corante caramelo e extrato oleoso de urucum, aromatizante e acidulante ácido cítrico.
Macarrão, carne bovina, batata, cenoura, mandioquinha, orégano, azeite, cebola, alho, coentro e sal.
Caldo de carne
Industrializado
Feito em casa
Sal, gordura vegetal, amido, açúcar, água, alho, cebola, extrato de carne bovina, salsa, louro, pimenta vermelha, gengibre, cúrcuma, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, corantes caramelo III e urucum e aromatizantes.
Água, músculo bovino, cebola, cenoura, salsão, alho poró, louro, alho, cebolinha, manjericão, salsa, tomate e sal.

Molho para salada – Caesar Salad
Industrializado
Feito em casa
Água, óleo de soja, vinagre, açúcar, alho, sal, mostarda, xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, amido modificado, cebola, salsa, leite em pó, pimenta-do-reino preta, estabilizante goma xantana, acidulante ácido lático, conservador sorbato de potássio, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos, aromatizante, antioxidantes BHT e BHA e sequestrante EDTA cálcio dissódico.
Anchova em conserva, alho, queijo parmesão, maionese, iogurte natural, azeite e pimenta preta.
Hambúrguer
Industrializado
Feito em casa
Carne bovina, água, gordura bovina, proteína texturizada de soja, gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, sal, condimentos naturais, pimenta, proteína vegetal hidrolisada, regulador de acidez lactato de sódio,
estabilizante 
polifosfato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, antioxidante eritorbato de sódio, corante vermelho de beterraba, aromas naturais.
Carne bovina, cebola, alho, sal, orégano e aveia.

Empanado de frango
Industrializado
Feito em casa
Peito de frango, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, água, gordura vegetal, amido, farinha de arroz, proteína de soja, sal, cebola, vinagre, leite em pó integral, sal hipossódico, dextrose, dextrina, pimenta preta, aromatizantes: aromas naturais, realçadores de sabor: inosinato e guanilato dissódico e glutamato monossódico, corantes naturais: urucum, cúrcuma e páprica, espessante: goma guar.
Peito de frango, ovo, farinha de rosca, pimenta-do-reino, alho e sal.
Fonte: http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/faca-sua-propria-comida-e-livre-se-dos-aditivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário