Three Cute Cherries

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Segurança de Alimentos

Segurança de alimentos é o termo usado para se referir à prática de medidas que permitam o controle da entrada de qualquer agente que promova risco à saúde ou integridade física do consumidor. Portanto, ela é conseqüência do controle de todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.

A preocupação com a segurança de alimentos é, ao mesmo tempo, uma estratégia de permanência no mercado e uma demanda do consumidor. Para regulamentar procedimentos e difundir ações para uma produção segura, o Programa de Alimentos Seguros (PAS) foi concebido a partir de iniciativas do CNI/SENAI e SEBRAE. Seu objetivo é garantir a produção de alimentos seguros à saúde e a satisfação dos consumidores, fortalecendo a agregação de valores no processo de geração de empregos, serviços, renda e outras oportunidades, em benefício da sociedade. Em função da abrangência de suas ações, o programa está dividido nos segmentos Indústria, Mesa, Transporte, Distribuição, Ações Especiais e Campo.

O PAS-Campo, que envolve a parceria entre SENAI, SEBRAE e EMBRAPA, visa instruir os produtores, técnicos e empresários da produção primária na adoção de Boas Práticas, tanto no campo quanto na empacotadora ou qualquer outro ambiente de tratamento após a colheita, usando os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), para minimizar ou evitar os perigos à segurança do alimento. Como estes princípios também estão contemplados no sistema de Produção Integrada (PI), a implantação do PAS é considerada como requisito para atingir a PI. Através dele, será possível garantir a qualidade e a segurança dos produtos, atender as exigências dos mercados internacionais e da legislação brasileira e incrementar a produtividade e competitividade do setor.
Fonte: EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário