Three Cute Cherries

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fungos (Cogumelos) comestíveis

Os cogumelos são fungos dos mais variados tipos, com ampla variedade de formas e cores que podem ser comestíveis, venenosos ou alucinógenos. Os cogumelos comestíveis são os corpos frutíferos de algumas espécies desses fungos, que podem ser consumidos pelas pessoas devido ao seu valor nutricional e em alguns casos até medicinal.
Conheça alguns:
Champignon - também conhecido como Champignon de Paris, é um dos mais populares no mundo e muito consumido no Brasil principalmente em strogonoff, mas pode ser usado em vários tipos de pratos.

Shitake - o Shitake detém o segundo lugar no consumo mundial. Ele pode ser consumido em diversas formas: saladas, risotos e pizzas e suas propriedades medicinais são conhecidas e contribuem para a longevidade, além de ser considerado afrodisíaco. É um alimento rico em proteínas, contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. É o cogumelo ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias. O Shitake também atua como regulador da taxa de colesterol no sangue, é inibidor do desenvolvimento de células câncerosas e combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

Trufas - a trufa-preta e a trufa-branca são as variedades mais apreciadas. Apesar de suas propriedades nutritivas serem ínfimas, são conhecidas pelo seu sabor inigualável e por isso de custo elevado. É um ingrediente usado em raras ocasiões e em pequenas quantidades.

Shimeji - nome popular dos cogumelos de chão úmido, muito usado na culinária japonesa. Possui sabor refinado, maior variedade e é uma boa fonte de lisina e vitamina B1.

Portobello - esse cogumelo se destaca por suas características nutricionais e versatilidade na composição de refeições deliciosas. O consumo periódico desse cogumelo promove o controle das taxas de colesterol e estimula o sistema imunológico do organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário