Three Cute Cherries

domingo, 24 de novembro de 2013

Enlatados exigem cuidados no consumo

Geralmente as despensas são repletas deles. Práticos e acessíveis, os alimentos enlatados dominam a rotina alimentar de muita gente. Mas, por trás de tanta praticidade, escondem-se algumas ameaças à sua saúde: de desarranjos intestinais ao botulismo, tipo grave de intoxicação alimentar.
Muitos dizem que as latas danificadas não têm influência alguma na qualidade dos alimentos, que a informação não passa de mito. Além disso, latas amassadas são mais propensas à formação de bactérias. Pode haver um pequeno furinho na embalagem, que deixa o alimento exposto à luz e poeira das prateleiras. Quando vemos latas estufadas, significa que existem micro-organismos fermentando lá dentro. 
Antes de abrir a lata, é fundamental que ela seja higienizada. A limpeza pode ser feita com água corrente e uma buchinha. Latas que não passam por esse procedimento de lavagem podem causar doenças como a leptospirose .
Vasilhames de plástico são boas opções para preservar alimentos que restaram nas latas. Uma boa ideia é usar sempre os mesmos potinhos para cada tipo de alimento. Guarde os molhos à base de tomate em um recipiente e os pêssegos em calda, em outro, repetindo o procedimento e o pote, em outras ocasiões.
Fazendo isso, você evita que os gostos se misturem, já que o plástico adere facilmente às partículas dos alimentos. Vale lembrar também que a água que acompanha alguns enlatados não deve ser reaproveitada. 

Alimentos frescos X enlatados 
Os conservantes são participantes de peso na produção dos alimentos enlatados, já que, sem eles, os produtos não durariam. 
Você pode até lavar ou ferver determinados alimentos, mas os conservantes não vão sofrer nenhuma diminuição. Por terem sido produzidos juntos, não é possível retirá-los dos alimentos depois de prontos .
Quando o assunto é valor nutricional, os enlatados ficam em desvantagem, comparando-os com os alimentos frescos. Entre os s que mais apresentam diferença de nutrientes se colocados lado a lado com suas versões naturais, estão a carne, as frutas e as compotas. Mas isso é bem variável, pois também depende da idoneidade do fabricante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário