Three Cute Cherries

sábado, 26 de outubro de 2013

Geladeira saudável

Aprenda a usar e a fazer a higienização correta deste eletrodoméstico. Só assim você conserva a qualidade dos alimentos e afasta os riscos de uma intoxicação alimentar.

CARNES E PEIXES 

Devem ser congelados, caso não sejam usados imediatamente. Agora, quando for prepará-los, devem ser descongelados dentro da geladeira (tire as embalagens do congelador e coloque-as na parte de baixo), nunca em temperatura ambiente, em cima da pia, por exemplo. Infelizmente, a salmonela (bactéria principal causadora de intoxicação alimentar) resiste ao congelamento e, no descongelamento fora da geladeira, ela pode encontrar o ambiente ideal para começar a deteriorar o produto.


OVOS 

Limpe-os só com pano úmido ou papel toalha. Lavá-los deixa a casca mais porosa e suscetível à entrada de microrganismos. Guarde-os com a ponta para baixo, pois o lado maior é mais poroso e quebradiço. Se guardálos na porta da geladeira, evite abri-la e fechá-la com freqüência, para manter a temperatura constante.


ORDEM DE IMPORTÂNCIA 

Como o ar frio vem de cima para baixo, então, os alimentos mais perecíveis (prontos para o consumo) devem ficar bem pertinho do congelador. Nas prateleiras intermediárias, coloque os produtos que estão semiprontos e na parte debaixo os alimentos crus, como as verduras e as frutas. Também não coloque toalhinhas de plástico nas prateleiras e nem excesso de produtos para não afetar a qualidade da refrigeração.


ALIMENTOS NO PLÁSTICO 

Antes de guardar o alimento, lave o plástico com água e detergente. Depois, dê mais um banho no plástico com água quente, para eliminar os microrganismos e conservar a comida por mais tempo.


EMBALAGENS EM GERAL 

A lata de cerveja ou refrigerante deve ser limpa com água e detergente, antes de entrar na geladeira. Regra que serve para as embalagens de leite, tanto o longa vida (caixinha) quanto os vendidos em saquinhos. Este é um cuidado que deve ser levado a sério, inclusive, com as latas que não precisam de refrigeração, como leite condensado, massa de tomate, maionese, creme de leite. De acordo com o especialista Wilton Lustri, "é preciso ficar atento à validade do produto e saber que depois de aberto essa validade vai depender do seu estado de conservação. Por isso, quando for guardar sobras, passe o alimento para um recipiente plástico bem limpo e fechado".


A LIMPEZA DA GELADEIRA 

Ela deve ser feita uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia. Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida. Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos. O ideal é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro. ATENÇÃO: Produtos abrasivos e esponjas de aço arranham as paredes e facilitam o alojamento de fungos ou bactérias nas fissuras.



FRUTAS E VERDURAS 

Para guardá-las logo que chegar da feira ou do supermercado, lave bem cada alimento em água corrente. Depois, seque-o com um pano limpo ou toalhas de papel. As verduras devem ser secas e embaladas em sacos plásticos vedados, até a hora do consumo. Mas antes de consumi-las, coloque-as de molho na solução caseira - um litro de água para uma colher de sopa de vinagre. Deixe-as aí por uns 10 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário