Three Cute Cherries

sábado, 26 de outubro de 2013

Como saber o prazo de validade dos alimentos

Os testes são feitos em condições controladas de temperatura e umidade. Quando são analisados alimentos que duram mais, o ambiente é alterado para que as mudanças aconteçam mais rápido. O processo é chamado de avaliação de estabilidade acelerada.
As amostras são checadas em intervalos regulares para detectar alterações microbiológicas, de cor ou de textura. Pelo menos três embalagens são abertas por vez para o caso de defeitos de fabricação. Depois, o material é descartado e as amostras restantes continuam no ambiente até completar os testes.
Os testes microbiológicos são os maiores determinantes da vida do produto. Mesmo se o produto continuar com aspecto idêntico ao original, o número de micro-organismos é o que o torna impróprio para o consumo. Os limites para cada classe de alimentos obedecem aos padrões microbiológicos estabelecidos pela ANVISA.

Qual é a diferença entre comer um alimento um dia antes e um dia depois do prazo de validade?
Provavelmente nenhuma. Existe uma margem de tolerância em cada prazo de validade para evitar possíveis erros. Se a data de vencimento de um produto é um ano após a fabricação, pode ser que ele só estrague um ou dois meses depois do que o rótulo diz. Mas essa margem varia de fabricante para fabricante, então o recomendável é não consumir nada que já esteja vencido.

Algum alimento pode estragar antes do prazo de validade?
Qualquer um, dependendo das condições de armazenamento. Normalmente, é feito um estudo para determinar esse prazo. Se as condições a que se submete o alimento forem muito diferentes das usadas para fazer os testes, pode ser que ele estrague antes do previsto. Alguns fatores que contribuem para isto são exposição à luz e altas temperaturas.

Por que água mineral tem prazo de validade? Água estraga?
Existe um ditado que diz: “água parada é água estragada”. Se você pegar água da torneira, deixar em um recipiente de um dia para o outro e depois fizer uma análise microbiológica, ela vai estar cheia de micro-organismos. Por mais que a embalagem de plástico seja estéril, contém oxigênio e água. Isso já é o suficiente para a reprodução de seres vivos.
Fonte:Adaptado Guia do Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário