Three Cute Cherries

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Como organizar a geladeira

Você sabia que a maneira como você organiza os alimentos dentro da geladeira influencia na sua conservação e que nas embalagens há uma data de validade para antes de que seja aberto o produto e outra data de validade para depois de aberta a embalagem do produto?  Por isso é extremamente importante saber onde guardar cada coisa, não somente para que a sua geladeira mantenha-se limpa por mais tempo ou mesmo que você leve menos tempo procurando algo, mas também para a sua saúde, afinal, existem cerca de 250 doenças causadas por contaminação de alimentos!

Importante: A posição dos alimentos depende de quanta refrigeração cada um necessita e alguns precisam ser mantidos em temperaturas mais frias do que outros.

Freezer - No freezer deverão ir os alimentos comprados congelados (ou mesmo algum alimento que você queira congelar). E lembre-se que, uma vez descongelado, ele não deve retornar ao freezer.

Gaveta Superior - Na gaveta superior deverão ser guardados frangos, peixes e frios. Nunca lave as carnes para guardá-las na geladeira. 

Primeira Prateleira - Na primeira prateleira deverão ser colocados os laticínios (como iogurte e manteiga) massas frescas, pratos prontos e patês. Estes são alimentos que necessitam de maior refrigeração. Além disso, devem ficar em embalagens fechadas para que não espalhem odores para os outros alimentos no restante da geladeira. Guarde também os ovos (lavados previamente) nesta parte, e não na porta da geladeira, pois, o abrir e fechar da porta provoca variações de temperatura, alterando o resfriamento necessário dos alimentos. Guarde aqui também as sobras de alimentos.

Segunda Prateleira - Nesta parte da geladeira, guarde carnes temperadas ou em fase de descongelamento, os doces, os enlatados (guardados em potes, pois deixá-los nas latas pode fazer com o alimento seja contaminado por oxidação). O molho de tomate, após retirado da geladeira, deve ser consumido de uma vez só e, caso sobre algo, não retorne à geladeira. Prefira então congelar o molho.

Prateleira Inferior - Esta é a prateleira que fica logo acima da gaveta. Nela, você pode colocar frutas que estejam maduras dentro de recepientes (para não pegarem odores de outros alimentos). Nesta parte, coloque também aqueles alimentos que necessitam de menos conservação.

Gaveta - Na gaveta vão os alimentos que precisam de menos refrigeração como verduras, legumes e folhas como alface, agrião, rúcula… Eles devem ficar o mais longe possível do congelador, pois o frio faz com que estraguem mais depressa. Lave os vegetais e guarde-os em sacos plásticos bem fechados ou em recipientes forrados com papel toalha.

Porta - Justamente por ser a região da geladeira que mais sofre variação de temperatura por conta do “abre-e-fecha”,  os alimentos que vão na porta são os de maior conservação como azeitonas, conservas, condimentos como ketchup, mostarda e maionese, água (colocada em um recipiente de vidro), refrigerantes, sucos e geleias.

Quando o assunto é alimentos todo o cuidado é pouco para manter a saúde. É bastante importante dar atenção ao alimento desde a compra até o consumo.
Não basta colocar tudo o que comprar  dentro da geladeira, pois cada  prateleira  tem a temperatura ideal para cada tipo de alimento. Caso o contrario, se colocarmos os alimentos de todo o jeito, há uma grande chance dos alimentos se estragarem com facilidade, rapidez ou até contaminação por microorganismos, causando doenças.

Conservação dos alimentos:
- O refrigerador tem como temperatura ideal 4°C
- O Congelador tem como temperatura ideal: -18°

 Como fazer a limpeza da minha geladeira?
A limpeza do aparelho é essencial para sua boa conservação. Ela deve ser feita de 15 em 15 dias.
Não use produto químico, pois os resíduos podem ser prejudiciais à saúde.
 (Produto indicado: bicarbonato de sódio em pó, na falta dele, use água pura).

Existem alimentos que não devem ser congelados?
O congelamento pode danificar alguns alimentos devido ao rompimento das membranas celulares quando da formação de cristais de gelo. Este fato não confere efeitos negativos a nível da segurança dos alimentos (na verdade algumas células bacterianas também morrem durante a sua formação), contudo verifica-se uma perda de textura e firmeza.  Entre os alimentos que não apresentam tolerância ao congelamento estão os legumes para salada, os cogumelos e os frutos de baga.
Alimentos com elevados teores de gordura, como natas e alguns molhos, tende a existir uma separação de fases quando congelados.

Quanto tempo podemos manter os alimentos no congelador?
Os alimentos podem permanecer entre 3 a 12 meses num congelador doméstico, sem que existam perdas na sua qualidade. A duração depende dos alimentos em questão, devendo seguir-se as instruções mencionadas nos rótulos dos produtos.

Sugestões para congelar:
A temperatura do congelador deve ser mantida a -18ºC ou menos
Ao contrário dos frigoríficos, os congeladores funcionam melhor quando estão cheios e com pouco espaço entre os alimentos
É importante que o acondicionamento dos alimentos seja feito de forma apropriada, utilizando sacos de congelação ou recipientes de plástico adequados, permitindo a proteção dos alimentos e a prevenção de queimaduras pelo frio.
Não introduzir alimentos quentes no congelador, uma vez que aumenta a temperatura do congelador, afetando negativamente os restantes alimentos. É importante arrefecer o alimento antes do seu congelamento.
Certifique-se que os alimentos congelados estão completamente descongelados antes de cozinhar. Os alimentos que foram congelados e descongelados, nunca devem ser congelados de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário