Three Cute Cherries

sábado, 4 de janeiro de 2014

5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar

Existem alguns tipos de alimentos que a gente consome muito, às vezes quase todo dia. É o caso da batata e do tomate, por exemplo. E a gente ouve desde o tempo de nossas avós que são alimentos saudáveis, que fazem bem etc. Mas alguns dos alimentos que mais consumimos podem podem causar grandes males à nossa saúde, como envenenamento, se forem consumidos da forma errada. Conheça alguns desses alimentos.
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar
Maçã - Na verdade o problema não está na maçã em si, pode ficar despreocupado. O problema está nas sementes. Mas que retardado comeria as sementes da maçã?, você se pergunta, e alto lá, a gente responde, tem gente que curte comer junto as sementinhas. E não há problema algum em ingerir as sementes de uma ou duas maçãs, mas fazer disso um hábito pode colocar uma pessoa em apuros de verdade – e não, não é porque “gruda nas tripa” como sua avó falava. É porque o organismo tende a transformar as enzimas das sementes em cianeto. Sim, cianeto, pode acreditar!
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar
Tomate - Até 1800 o tomate era considerado um fruto venenoso, e não era consumido em larga escala como é hoje. Isso porque algumas partes da folha do fruto seriam tóxicas (apresentariam solanina). Atualmente, quase não se fala sobre isso, apenas que o tomate é o queridinho da salada e um ótimo aliado da saúde etc. Mas é fato que ele também é um dos alimentos que mais absorvem agrotóxicos, e mesmo lavando muito bem, colocando naquelas soluções que vendem no mercado, não é possível retirar o veneno que foi absorvido e que fica na parte interna do fruto. E hoje a gente já sabe que alguns agrotóxicos são cancerígenos, e se absorvidos pelo organismo por um longo espaço de tempo podem causar danos à saúde.
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar
Cereja - Tão lindas são que se tornaram o mais fofo símbolo retrô. As cerejas, que não são tão consumidas in natura no Brasil, nessa época do ano costumam aparecer aos montes nas feiras e mercados do país. E são deliciosas. Mas também escondem em suas sementes algo de ruim. São os glicosídeos cianogenéticos, que produzem ácido cianídrico – um veneno poderoso que ao ser ingerido causa paralisia respiratória e leva à morte. Embora não seja tão comum acontecer, é importante lembrar de jamais chupar ou mastigar as sementes das cerejas.
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar
Batata - Sim, até as batatas do seu inocente purê podem fazer mal. Ao menos você não deveria consumi-las verdes. Isso porque quando a batata apresenta coloração verde em sua casca não significa que ela ainda não amadureceu, e sim que ela é tóxica e não é para comer. A casca verde indica a presença de solanina, uma substância altamente venenosa. Embora ela só cause mal se for ingerida em grandes quantidades (a dose tóxica é de 2-5 mg por quilo de peso corporal), é bom evitar o consumo de batatas nesse estado, batatas que estejam com a casca muito grossa e também de batatas brotadas – principalmente se o broto estiver verde, já que eles são ricos em solanina. Dica: evite guardar as batatas na geladeira, pois a baixa temperatura e a umidade favorecem a produção dessa substância.
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar
Amêndoas - Você com certeza já ouviu falar em algum lugar que o veneno mais poderoso do mundo cheira a amêndoas. Coincidência ou não, as amêndoas possuem uma grande quantidade de ácido cianídrico. Isso não quer dizer que é pra parar de comer as sementes, já que no processo de industrialização elas perdem a toxicidade ao serem aquecidas. Porém, as amêndoas selvagens, que não passaram por esse procedimento, podem matar de tão venenosas.
5 coisas que você come o tempo todo e podem te envenenar

Nenhum comentário:

Postar um comentário