Three Cute Cherries

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O que acontece com o vinho se não for consumido logo?

O consumo de vinho aumenta nas festas de final de ano. A bebida comemorativa pode não ser tão popular quanto a cerveja no Brasil, mas tem ganhado espaço. Com isso, surgem dúvidas sobre como preservar o sabor do vinho e se é possível guardá-lo depois da garrafa ser aberta. Para responder esta pergunta, conversamos com o sommelier Fernando Basile.
Primeiro, é importante saber que depois que a garrafa de vinho é aberta, a bebida começa a se oxidar. Ou seja, "os diversos compostos presentes no vinho reagem com o oxigênio que entra na garrafa depois de aberto, resultando em sabores e odores normalmente desagradáveis", explica.
Com esse processo, a maioria dos vinhos não se conserva por mais de algumas horas depois de abertos. O jeito, diz o sommelier, é dividi-lo com alguém que você goste, ao invés de tentar guardar.
Se não for possível, ele dá outra dica: Dá para tentar 'esticar' a duração de um vinho para entre 24 horas (a grande maioria dos vinhos) e alguns meses (para vinhos muito específicos, como um Madeira). "Para isso são necessário alguns cuidados, como retirar o ar da garrafa - utilizando equipamento próprio, como bombas de vácuo - e guardar sob refrigeração", explica Basile.
Ainda, de acordo com o sommelier, é possível prolongar a duração da bebida por meio de equipamentos que introduzem gases inertes (normalmente nitrogênio) na garrafa aberta, impedindo assim o contato do líquido com o oxigênio. "No entanto, esses "brinquedinhos" são caros demais para um enófilo amador", conclui.
Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário