A água oxigenada é conhecida como um remédio que é utilizado em feridas e machucados. Basta despejar o líquido em um algodão e passar na área machucada. Mas a boa notícia é que a água oxigenada também pode ser usada em alguns rituais de limpeza, substituindo produtos nocivos ao meio ambiente.
Limpeza da escova de dente – Você sabia que a escova de dente é um dos objetos da sua casa que mais acumula sujeira? Como a escova fica no banheiro, muitas vezes perto do vaso sanitário, ela pode ser infectada pela bactéria E. Coli. Para desintoxicá-la, mergulhe-a em um copo com a mesma quantidade de água oxigenada e de água para matar todas as bactérias.
Retire manchas de vinho – Eliminar uma mancha de vinho de um tecido não é uma tarefa fácil. Mas a água oxigenada pode te ajudar nessa missão. Misture a água oxigenada com detergente líquido. Depois, despeje a mistura sobre a mancha e em seguida seque a área com uma toalha. Para finalizar, lave a peça com água morna e deixe secar normalmente.
Elimine manchas de sangue – Assim como o vinho, o sangue também é complicado de ser removido dos tecidos. A água oxigenada a 10% é a mais recomendada nesse caso. Despeje o líquido sobre a mancha e deixe agir durante 10 minutos. Em seguida, esfregue a peça a mão ou com a ajuda de uma escovinha macia. Depois, enxágue com água fria. Se a mancha não sair completamente, repita o procedimento.
Remova manchas de suor – Para eliminar aquelas terríveis manchas de suor que se formam nas roupas, misture uma parte de detergente ou sabão líquido com duas partes de água oxigenada. Espalhe a mistura sobre a área manchada e deixe ali por uma hora. Depois, é só lavar a peça com água fria.
Limpe o vaso sanitário – No banheiro o vaso sanitário é aquele que mais acumula bactérias. Por ter uma ação anti-bacteriana, a água oxigenada pode ser uma aliada na limpeza do seu banheiro. Despeje meia xícara de água oxigenada dentro do vaso sanitário e deixe a substância agir durante 30 minutos. Depois, dê a descarga normalmente.
Higienização da tábua de corte – A tábua de madeira usada para cortar carnes, vegetais e legumes deve ser bem lavada sempre que for utilizada. Para desinfetar essa tábua, basta lavá-la com água quente e esfregue água oxigenada diluída em um pouco de vinagre.
Limpeza da geladeira – Para deixar a sua geladeira bem limpinha, esfregue toda a superfície interna com água oxigenada. Em seguida, limpe com um pano seco.
Desinfete a esponja de lavar louça – A esponja é outro utensílio doméstico que costuma acumular germes e bactérias. Uma boa dica para higienizar a esponja, é lavá-la com água oxigenada. É só misturar uma parte de água morna com uma parte de água oxigenada em uma vasilha. Em seguida, mergulhe a esponja no local e deixe de molho por 15 minutos.
Clareie unhas amareladas – O uso constante de esmaltes pode deixar as unhas com aspecto amarelado. Para resolver o problema, coloque um pouco de água oxigenada em um pedaço de algodão e esfregue sobre as unhas manchadas. Repita o procedimento algumas vezes e logo você vai perceber que o amarelado irá desaparecer.
Fonte: Universo Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário