Fazer a correta higienização dos alimentos é fundamental para prevenir doenças. Porém, como deve ser feita essa higienização? Qual o produto que apresenta melhores resultados?
Apenas a água sanitária conseguiu eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos para um nível aceitável. Por outro lado, a lavagem simples com água, método mais comum, sequer conseguiu diminuir o nível dos micróbios.
1- Lave as frutas ou hortaliças em água corrente para retirar as sujeiras mais grosseiras. As folhas, por serem cheias de reentrâncias, devem ser lavadas uma a uma. Esse processo é importante, pois se os alimentos estiverem sujos, a higienização não será eficiente.
2 - Em seguida, coloque-as em uma solução sanitizante de hipoclorito de sódio (cloro), por 15 minutos para eliminar os microorganismos presentes. Em alguns estabelecimentos se vende hipoclorito de sódio próprio para essa finalidade, basta seguir as instruções do rótulo, mas se pode também utilizar água sanitária. Algumas marcas já tem em seus rótulos a indicação para uso culinário, mas via de regra, se usa 1 colher de água sanitária para cada litro de água.
3 - Para finalizar a higienização, lave os alimentos novamente em água corrente para retirada dos resíduos de cloro e estão pronto para o consumo. As frutas mais sensíveis, como o morango, deve ficar de molho somente por 4 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário